Encontre seu simulado:

8 de jun. de 2014

Simulado: Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições - Cipriano Carlos LUCKESI (2011)

Texto na íntegra
Resumo
01.(VUNESP/2014) Neide  e  Marília  são,  respectivamente,  professoras de 2.º e 5.º anos do Ensino Fundamental de uma escola do  interior  paulista.  Para  rever  suas  práticas  de  avaliação do rendimento do aluno, elas recorreram à obra Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições (LUCKESI, 2011). Puderam assim constatar que, conforme o autor, a atual prática da avaliação escolar não  viabiliza um  processo  de democratização  do ensino,  o  que  pode  ser  superado  quando  se  trabalha  a partir de uma

(A)  avaliação que seja classificatória, de modo a indicar o grau de aprendizagem do aluno em relação a seus pares, possibilitando ao docente uma seleção segura dos estudantes que serão promovidos e daqueles que ficarão para recuperação.

(B)  avaliação diagnóstica assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que ele possa avançar no seu processo de aprendizagem.

(C)  concepção pedagógica que exija democraticamente de  todos  os  alunos  o  domínio  dos  conteúdos
tradicionais, levando-os a se apropriarem do saber erudito, a fim de que sejam bem sucedidos em suas avaliações e no percurso de sua escolarização.

(D)  avaliação  somatória  para  premiar,  em  especial,  os alunos bem sucedidos na escola, estimulando-os a sempre alcançarem notas acima do limite de aprovação, pois dessa forma se preparam para os processos competitivos da sociedade democrática.

(E) prática  docente  que  permita  ao  professor  verificar o grau de  eficiência  do  seu  trabalho pedagógico  e como é importante ser flexível na avaliação da aprendizagem dos alunos com dificuldades, pois eles são diferentes e demandam um ensino menos exigente.

02. (FGV/2013) Luckesi (2011) afirma que o exercício pedagógico escolar está estruturado em uma pedagogia do exame mais do que em uma pedagogia de ensino/aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta uma prática voltada para a pedagogia do ensino/aprendizagem.

(A) Os alunos estão com a atenção centrada na promoção e, por isso, procuram saber as normas e os modos pelos quais as notas são obtidas.
(B) Os professores utilizam as provas como instrumentos de
ameaça, alegando ser um elemento motivador da aprendizagem.
(C) Os pais, em geral, ficam na expectativa das notas de seus filhos, isto é, o importante é que tenham nota para serem aprovados.
(D) A avaliação é vista como um diagnóstico da qualidade dos resultados implicando, caso não tenha sido satisfatório, a retomada do curso da ação.
(E) O ensino centra-se no treinamento para resolver questões, tendo em vista a preparação para a prova.

03. (FGV/2013) “ Podemos dizer que a atual prática da avaliação escolar (...) possibilita um processo cada vez menos democrático no que se refere tanto à expansão do ensino quanto à sua qualidade.”
(Luckesi, 2011)
Segundo esse autor, deve haver uma maior articulação entre a avaliação e o planejamento porque

(A) enquanto o planejamento é o ato pelo qual se decide o que construir, a avaliação é o ato crítico que subsidia a verificação de como está sendo construído o projeto.
(B) enquanto o planejamento permite rever o projeto pedagógico, a avaliação possibilita mudar os processos de ensino.
(C) enquanto a avaliação dimensiona o que se vai construir,o planejamento subsidia essa construção porque fundamenta novas decisões.
(D) enquanto a atividade de avaliar dimensiona política e tecnicamente a atividade escolar, o planejamento deve ser construído por todos que compõem o corpo profissional da escola.
(E) enquanto o planejamento identifica impasses e encontra caminhos para superá-los, a avaliação  subsidia soluções alternativas para um determinado percurso de ação.

04. (FGV/2013) Muitas vezes, no cotidiano das avaliações escolares, o que é ensinado importa mais que o que é aprendido.
De acordo com Luckesi (2011), avaliar vem do latim,“a-valere”, ou seja,“ dar valor a...”, de modo que a “avaliação” refere-se à capacidade de se atribuir uma qualidade ou valor a um determinado objeto ou a algo.
As alternativas a seguir estão de acordo com a perspectiva defendida por esse autor, à exceção de uma. Assinale-a.

(A) A avaliação deve se constituir em uma prática seletiva, permitindo separar os alunos em bem e mal sucedidos, para valorizar apenas os alunos bem posicionados.
(B) A avaliação da aprendizagem deve ser vista como um ato acolhedor, integrativo, inclusivo, uma vez que fornece suporte para mudanças.
(C) A avaliação da aprendizagem tem dois objetivos: auxiliar o aluno no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ensino-aprendizagem, e responder à sociedade pela qualidade do trabalho realizado.
(D) A avaliação deve reconhecer as tradições culturais e valorizar os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos.
(E) O educando não deve ser castigado pelos outros ou por si mesmo em função de uma avaliação “mal sucedida”. Deve-se utilizá-la positivamente para avançar na busca da solução pretendida.

05.(FUNDATEC/2019) Segundo Luckesi, a avaliação é constituída de instrumentos de ______________, que levam a uma intervenção, visando à melhoria da aprendizagem. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

(A) diagnóstico 
(B) escrita 
(C) coleta de dados 
(D) classificação 
(E) gestão


GABARITO

01 - B
02 - D
03 - A
04 - A
05 - A

Um comentário:

Anônimo disse...

Acertei todas! huhuhuhu!

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...