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14 de jun de 2014

Bibliografia Prova de Promoção do Magistério 2014 com simulados


CONFIRA A BIBLIOGRAFIA COMPLETA COM SIMULADOS E RESUMOS DA PROVA DO MÉRITO 2015



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A - PARTE COMUM A TODOS PROFISSIONAIS


I - LIVROS E ARTIGOS


1. AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed., São Paulo: Summus, 1996. Capítulo 3: “A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento”, de AQUINO, Júlio Groppa; Capítulo 5: “Indisciplina e violência: a ambiguidade dos conflitos na escola”, de GUIMARÃES, Áurea Maria e Capítulo 10: “A indisciplina como matéria do trabalho ético e político”, de FRANÇA Sônia A. Moreira; 
Simulado: Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas - Júlio Groppa Aquino
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2. CARVALHO, Rosita Edler. “Educação Inclusiva: do que estamos falando?” In: Revista Educação Especial, número 26, 2005 – p. 1-7. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Brasil.
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Ler Educação Inclusiva: do que estamos falando? - Rosita Edler Carvalho
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3. CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011. 
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4. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011. 
Simulado Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa - Paulo Freire
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5. GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2001. 
Simulado Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa - Paulo Freire
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Ler Políticas docentes no Brasil: um estado da arte - Bernadete Angelina Gatti, Elba de Sá Barreto e Marli Eliza Dalmazo de Afonso André
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6. LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de.  Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992.
Simulado Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão - Yves La Taille, Heloisa Dantas e Marta Kohl de Oliveira
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Ler Políticas docentes no Brasil: um estado da arte - Bernadete Angelina Gatti, Elba de Sá Barreto e Marli Eliza Dalmazo de Afonso André
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7. LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª. Ed., São Paulo: Cortez, 2012. Introdução.
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8. MORIN, Edgar. Os sete saberes  necessários à educação do futuro.  UNESCO/Cortez Editora, cap. III e IV, p. 47-78, e cp. VI, 93-104, 2000.

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9. RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011.
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10. SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas; Autores 
Associados, 2010. 
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II - PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS

1.  BRASIL. Secretaria de Educação Especial.  Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008.
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2.  BRASIL.  Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:
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3. BRASIL. Ministério da Educação  -  MEC  -  Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa; Entendendo o pacto; quatro eixos de atuação: formação, materiais didáticos, avaliação, gestão-mobilização e controle social.
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4.  SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação.  Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação. São Paulo: SE, 2012, p. 7-20.
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5.  SÃO PAULO (Estado).  Secretaria  da Educação.  Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Planejamento Pedagógico 2014. 
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6.  SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Orientações para os primeiros dias letivos – 2014.
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7.  SÃO PAULO (Estado).  Secretaria  da Educação.  Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Currículo. Disponível em:
Intranet – Espaço do Servidor – Biblioteca – Currículo Oficial do Estado de São Paulo.
Intranet – Espaço do Servidor – Biblioteca – Currículo Escolar.
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8.  SÃO PAULO (Estado).  Secretaria da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Anos Iniciais – Ler e Escrever; EMAI; Documentos Curriculares. Disponível em:
Intranet – Espaço do Servidor – CGEB – Biblioteca – Anos Iniciais
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9.  SÃO PAULO (Estado).  Secretaria da Educação de São Paulo. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Diretrizes do Programa de Ensino Integral. Disponível em: Intranet  - Espaço do Servidor -  CGEB – Ensino Integral -  Biblioteca
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III - LEGISLAÇÃO

a) referenciais legais gerais: disponíveis em:  
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b) leis complementares, leis ordinárias e decretos estaduais: 
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1. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL de 1988: 
TÍTULO II - DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
CAPÍTULO I - DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
CAPÍTULO II - DOS DIREITOS SOCIAIS
CAPÍTULO III - DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO
Seção I - Da Educação
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2. LEI FEDERAL Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990  -  Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente – ECA
TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
CAPÍTULO II - DO DIREITO À LIBERDADE, AO RESPEITO E À DIGNIDADE
CAPÍTULO IV - DO DIREITO À EDUCAÇÃO, À CULTURA, AO ESPORTE E AO LAZER (Arts. 53 ao 59)
CAPÍTULO V - DO DIREITO À PROFISSIONALIZAÇÃO E À PROTEÇÃO NO TRABALHO
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3. LEI FEDERAL Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996  -  Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB:
TÍTULO I - DA EDUCAÇÃO
TÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL
TÍTULO III - DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DO DEVER DE EDUCAR
TÍTULO IV - DA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL:
TÍTULO V - DOS NÍVEIS E DAS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E ENSINO
CAPÍTULO I - DA COMPOSIÇÃO DOS NÍVEIS ESCOLARES
CAPÍTULO II - DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 
Seção I - Das Disposições Gerais
Seção II - Da Educação Infantil 
Seção III - Do Ensino Fundamental
Seção IV - Do Ensino Médio
Seção IV- A Da Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Seção V - Da Educação de Jovens e Adultos
CAPÍTULO V - DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
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4. DECRETO FEDERAL Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009  -  Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007
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5. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004  -  Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/04)
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6. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010  -  Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/10)
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7. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012  -  Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (anexo o Parecer CNE/CP nº 8/12)
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8. LEI ESTADUAL Nº 10.261, DE 28 DE OUTUBRO DE 1968  -  Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Artigos 176 a 250) 
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9. LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 444, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1985  -  Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Paulista e dá providências correlatas (Artigos 61, 62, 63 e 95) 
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10. DECRETO ESTADUAL Nº 55.588, DE 17 DE MARÇO DE 2010  -  Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo
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11. RESOLUÇÃO SE Nº 27, DE 29 DE MARÇO DE 1996  -  Dispõe sobre o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.
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12. RESOLUÇÃO SE  Nº 11, DE 31 DE JANEIRO DE 2008  -  Dispõe sobre a educação escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede estadual de ensino  e dá providências correlatas (Com as alterações introduzidas pela Resolução SE nº 31/08)
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13. RESOLUÇÃO SE Nº 81, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2011  -  Estabelece diretrizes para a organização curricular do ensino fundamental e  do ensino médio nas escolas estaduais  (Com as alterações introduzidas pela Resolução SE nº 3/14)
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14. RESOLUÇÃO SE Nº 81, DE 7 DE AGOSTO DE 2012  -  Dispõe sobre o processo de aceleração de estudos para alunos com altas habilidades/superdotação, na rede estadual de ensino, e dá providências correlatas
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15. RESOLUÇÃO SE Nº 2, DE 12 DE JANEIRO DE 2012  -  Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
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16. RESOLUÇÃO SE Nº 3, DE 18 DE JANEIRO DE 2013  -  Dispõe sobre mecanismos de apoio à gestão pedagógica da escola para implementação de ações estabelecidas pelo Programa Educação – Compromisso de São Paulo
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17. RESOLUÇÃO SE Nº 32, DE 17 DE MAIO DE 2013  -  Dispõe sobre as atribuições do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado  –  CAPE, em diretorias de ensino  e dá providências correlatas
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18. RESOLUÇÃO SE Nº 68, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013  -  Institui o Projeto Apoio à Aprendizagem para atendimento às demandas pedagógicas dos anos finais do ensino fundamental e das séries do ensino médio na rede pública estadual
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19. RESOLUÇÃO SE Nº 74, DE  8 DE NOVEMBRO DE 2013  -  Dispõe sobre a reorganização do Ensino Fundamental em Regime de Progressão Continuada,  oferecido pelas escolas públicas estaduais e dá providências correlatas
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20. DELIBERAÇÃO CEE Nº 9/97  -  Institui, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no ensino fundamental (anexa a Indicação CEE nº 8/97)
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21. DELIBERAÇÃO CEE  Nº  68/07  -  Fixa normas para  a educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, no sistema estadual de ensino  (anexa a Indicação CEE nº 70/07)
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22. DELIBERAÇÃO CEE  Nº  73/08  -  Regulamenta a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, no âmbito do Sistema Estadual de Ensino, conforme o disposto na  Emenda Constitucional nº 53/06  e na Lei nº 9.394/96, com as alterações introduzidas pela Lei nº 11.274/06  (anexa a Indicação CEE nº 74/08)
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23. DELIBERAÇÃO CEE  Nº 82/09 -  Estabelece as diretrizes para os cursos de Educação de Jovens e Adultos em nível do  Ensino Fundamental e Médio, instalados ou autorizados pelo poder público no sistema de ensino do Estado de São Paulo
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24. INDICAÇÃO CEE Nº 22/97 - Avaliação e Progressão Continuada
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25. PARECER CEE Nº 67/98 - Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais
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26. PARECER CEE  Nº  55/11  -  Matrícula de alunos no Ensino Fundamental em desacordo com o disposto na Deliberação CEE nº 73/2008
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27. PORTARIA CONJUNTA CENP/COGSP/CEI, DE 6/7/2009  -  Dispõe sobre a terminalidade escolar específica de alunos com necessidades educacionais especiais na área da deficiência mental, das escolas da rede estadual de ensino, e dá providências correlatas
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6 comentários:

Eli Oliveira disse...

Material interessante!

Anônimo disse...

PARABÉNS PARA A PESSOA QUE POSTOU A PROVA, É UMA PESSOA QUE SE PREOCUPA COM OS OUTROS, DEUS ABENÇÕE VC É ILUMINADA POR DEUS.

Anônimo disse...

Nossa! Material aprovadíssimo! Muito agradecida a você que postou estas questões que poderá nos ser útil na hora da prova. Deus o abençoe por pensar também no próximo! Abraços...

Camila Nogueira disse...

Adorei o conteúdo... Vai me ajudar muito!! Só não sei que horas vou estudar...:'(

Angela Maria disse...

Gostaria de saber se este material vale pro concurso do estado pEB 1, obrigada.

Anônimo disse...

ótimo
trabalho

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