Encontre seu simulado:

11 de mar. de 2014

Simulado: PCN - Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais - MEC/SEF (1998)

Texto na íntegra
Resumo


01. (VUNESP/2014) Segundo os PCN, Temas Transversais (1998), “muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que o que os norteia, a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social”. A partir desse entendimento, foram estabelecidos quatro critérios para definir e escolher os referidos temas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente dois desses critérios.

(A) I – Urgência econômica; II – Possibilidade de ensino.

(B) I – Abrangência local; II – Favorecimento da participação social.

(C) I – Abrangência planetária; II – Participação social.

(D) I – Abrangência regional; II – Relevância social dos conteúdos implicados.

(E) I – Urgência social; II – Abrangência nacional.


02. (VUNESP/2013) Ao tratar do tema sexualidade e da sua multiplicidade de valores, a escola precisa estar consciente da necessidade de abrir um espaço para reflexão como parte do processo de formação permanente de todos os envolvidos no processo educativo. Assim, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, é correto afirmar que

(A) cabe à escola abordar os diversos pontos de vista, valores e crenças existentes na sociedade para auxiliar o aluno a construir uma referência conforme os valores sociais constituídos no seio familiar.

(B)  o trabalho realizado pela escola, aqui denominado Orientação Sexual, tem o objetivo precípuo de orientar, além dos alunos, suas famílias no que tange à construção de valores acerca da importância que o tema precisa assumir.

(C)  a sexualidade é primeiramente abordada no espaço privado, por meio das relações familiares. Assim, de forma explícita ou implícita, são transmitidos os valores que cada família adota como seus e espera que as crianças e os adolescentes assumam.

(D) a orientação sexual na escola concorre com a função da família, assim, precisa constituir-se em um processo formal e sistematizado que acontece dentro da instituição escolar e exige planejamento.

(E)  é imprescindível que o trabalho de Orientação Sexual na escola não proponha uma intervenção por parte dos profissionais da educação, mas, que seja trabalhado de forma espectral, no viés das várias disciplinas escolares.

GABARITO

01 - E
02 - C

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma pena ser tão curto este simulado, amei e isso me deu uma base de estudos para os temas transversais.

Marlene da Silva Figueredo. disse...

Muito útil para turma do ensino médio, curso formação de professores.
Uma pena serem poucas questões!

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...