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7 de nov. de 2013

Simulado: Deliberação CEE nº 9/97

01. (VUNESP/2014) Com a finalidade de esclarecer aos demais docentes alguns aspectos importantes sobre a progressão continuada, o professor Alberto realizou uma palestra na unidade escolar em que trabalha. Em conformidade com a Deliberação  CEE  n.º  09/1997 e com a Indicação CEE n.º 08/1997, ele afirmou nesse evento que a progressão continuada é

(A)  o mesmo que aprovação automática. No Estado de São Paulo, ela tem sido aplicada em todos os níveis de ensino, sendo uma medida efetiva na diminuição da evasão escolar e da melhoria geral da qualidade do ensino.

(B)  uma das formas básicas de ensino, obrigatória para todas as escolas fundamentais públicas do país. Na
progressão continuada, não está prevista a reprovação, mas a recuperação, por meio de aulas de reforço
ministradas em contraturno escolar.

(C)  uma estratégia de inclusão proposta pelo Conselho Estadual  de  Educação  como  resposta  às  críticas feitas  pelos  organismos  internacionais  frente  aos dados de evasão e repetência obtidos por meio de pesquisas encabeçadas pela Unesco/ONU.

(D)  uma  política  de  governo  que  obriga  os  sistemas públicos  de  ensino  a  se  organizarem  em ciclos; o avanço dos discentes de um ciclo ao seguinte ocorre de modo automático; a retenção somente acontece quando as faltas do aluno superam o previsto em lei.

(E)  uma estratégia que contribui para a viabilização da universalização da educação básica, da garantia de acesso e permanência das crianças em idade própria  na  escola,  da  melhoria  geral  da  qualidade  do ensino etc.

02. (VUNESP/2013) De acordo com a Deliberação n.º 09/97 do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada deve garantir a

(A) cuidadosa recuperação paralela aos alunos de inclusão, nas salas multifuncionais, em turno diverso.

(B) promoção automática dos alunos portadores de necessidades especiais, ao próximo ciclo, de acordo com sua idade.

(C) avaliação do processo de ensino-aprendizagem, que deve ser objeto de recuperação contínua e paralela.

(D) extinção de avaliações dos alunos de inclusão, no ciclo I, enquanto forem reclassificados em desacordo com sua idade.

(E) promoção automática, apenas aos alunos que forem reclassificados em turmas indicadas para reforço.

GABARITO

01 - E
02 -

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