Encontre seu simulado:

27 de set. de 2013

Simulado: Proposta pedagógica e autonomia da escola. José Mário Pires Azanha. (VUNESP)

1. De acordo com Azanha (2006), é correto afirmar que o(a)

(A) autonomia da escola ganha importância quando se limita a uma maior liberdade dos professores em relação ao regimento escolar.
(B) tema da autonomia, desde o Manifesto dos pioneiros da educação nova, tem recebido bastante atenção nas discussões acerca da gestão democrática.
(C) autonomia da escola, numa sociedade democrática, é, sobretudo, a possibilidade de ter uma compreensão própria das metas da tarefa educativa numa democracia.
(D) unidade escolar, no exercício de sua autonomia, ao elaborar e executar seu próprio projeto pedagógico, elimina divergências e práticas escolares frustradoras.
(E) autonomia da escola significa a existência de um regime próprio, o que, por si só, garante maior liberdade de professores e diretores.

2. Ao tecer algumas considerações acerca das entidades “escola pública de trinta anos atrás” e “escola pública de hoje”, Azanha defende o ponto de vista de que

(A) essas duas entidades são, na verdade, uma mesma instituição, que antes cumpria bem suas funções e agora não.
(B) a “escola pública de hoje” enfrenta as mesmas condições sociais e problemas que a “escola pública de trinta anos atrás” enfrentava.
(C) a “escola pública de ontem” cumpria satisfatoriamente as mesmas funções sociais que a “escola pública de hoje” não cumpre.
(D) a instituição escolar de hoje é diferente da instituição escolar de ontem, mudou a clientela, mudaram as práticas educativas etc.

(E) a “escola pública de hoje”, como um organismo vivo, está deteriorada em relação à instituição escolar de ontem.

GABARITO

1 – E
2 - D

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...