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27 de set. de 2013

Simulado: Ética e competência. Terezinha Azerêdo Rios

Resumo

01. (VUNESP/2013) De acordo com Rios, é correto afirmar que

(A) a contradição é inerente à escola, pois, ao mesmo tempo, ela mantém e transforma a sociedade.

(B) as diversas instituições sociais não têm como objetivo primordial a preservação e a transmissão da cultura.

(C) o processo de educar não pode ser definido como processo de transmissão de cultura, não é essa a função da escola.

(D) a educação é atribuição única e exclusiva da escola, não estando presente em todas as instituições sociais.

(E) a escola enquanto instituição tem sido, na sociedade capitalista, o espaço de inserção dos sujeitos nos valores da classe dominada.

02. (VUNESP/2013) Rios defende o ponto de vista de que a escola

(A) tem sido eficiente e eficaz, pois, atualmente, tem estado a serviço da classe oprimida, veiculando a ideologia dessa classe.

(B) é a alavanca da mudança social, porque, por estar fora da dinâmica social, ela pode mudar a estrutura da sociedade.

(C) é o espaço de transmissão sistemática do saber historicamente acumulado pela sociedade, fonte de apropriação da herança social.

(D) falha em sua função social porque tem apenas reproduzido os valores da sociedade capitalista no âmbito escolar.

(E) possui autonomia absoluta, por isso não pode funcionar como “aparelho” privilegiado para a inculcação ideológica.

03. (VUNESP/2013) Rios, referindo­-se ao trabalho de boa qualidade e competente a ser feito pela docência, afirma que a dimensão __________________ diz respeito à orientação da ação, fundada nos
princípios do respeito, da solidariedade e da justiça, na direção da realização de um bem coletivo.
Assinale a alternativa que, de acordo com a autora, preenche corretamente a lacuna do texto.

(A) ética

(B) política

(C) antropológica

(D) técnica

(E) estética


04. (VUNESP/2014) Em  sua  obra  Ética  e  Competência,  Rios  (2011)  reflete sobre o projeto educacional e seu processo de elaboração,  o  qual  implica  confrontar  o  que  temos  com  o  que queremos,  em  relação  ao  trabalho  educativo  escolar. Nessa reflexão, a autora aborda a utopia como

(A) idealização que impede os educadores de verem a realidade e de nela atuarem.

(B) metas impossíveis que têm desviado os educadores de enxergar e realizar aquilo que é possível.

(C) grandes ideais da humanidade, que ressurgem em momentos de crise social sem alcançar efeitos práticos.

(D) ideais ainda não realizados, mas que sinalizam “ao caminhante” a direção desejada.

(E) empecilho à eficiência do planejamento educacional na escola pública, por roubar-lhe a objetividade.

05. (VUNESP/2014) Rios  (2011),  desafiada  pelas  questões  que  envolvem  a qualidade  da  educação pública  e,  por consequência,  a formação dos professores, inicial e continuada, contribui com  uma reflexão filosófica  a respeito  da  competência docente. Afirma que ser competente é “saber fazer bem o dever” e aprofunda a discussão sobre a competência do trabalho docente como aquela que

(A) se enraíza na formação inicial, preponderantemente, cabendo,  ao  exercício  da  profissão,  apenas  sua manutenção.

(B) se relaciona fortemente com a vocação, responsável pela dedicação aos educandos e a seu desenvolvimento ético.

(C) se manifesta na ação e se constrói explorando limites  e  possibilidades  da  realidade,  no  diálogo  entre educadores.

(D) é própria de cada profissional, pois é motivada pelo compromisso  político  de  cada  um  e  tem  natureza técnico-pedagógica e individual.

(E) responde pela qualidade do ensino na escola pública e, por isso, depende de política salarial, com bônus aos mais dedicados.

GABARITO

01 - A
02 - C
03 - A
04 - D
05 - C

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