Encontre seu simulado:

27 de set. de 2013

Simulado: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Edilene Aparecida et al Ropoli (VUNESP)

Clique aqui para ler "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva" na íntegra 

1. (VUNESP/2013) Na perspectiva da inclusão escolar, de acordo com Ropoli et alii (2010),

(A) ambientes escolares inclusivos são fundamentados em uma concepção de identidade e diferenças cujas relações não se ordenam em torno de oposições binárias.
(B) as diferenças devem ser entendidas como resultantes da diversidade, a qual, sendo ativa e produtiva, recusa-se a se fundir com o idêntico.
(C) a identidade é entendida como natural, estável, permanente, acabada, homogênea, generalizada e universal, o que permite que os alunos sejam reunidos em categorias.
(D) faz-se necessária a formação dos grupos dos alunos especiais, portadores de deficiências, com problemas de aprendizagem etc.
(E) é preciso criar propostas, programas e iniciativas de toda ordem direcionadas exclusivamente para alunos com necessidades educacionais especiais.

2. (VUNESP/2013) Com relação à Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, Ropoli et alii (2010) afirmam que:

(A) nas Salas de Recursos Multifuncionais, os alunos público-alvo da educação especial são, preferencialmente, atendidos no mesmo turno da escolarização.
(B) os professores itinerantes e o reforço escolar constituem formas de articulação de serviços entre a Educação Especial e o ensino comum.
(C) quando não há uma sala de recursos multifuncionais na escola, o Projeto Político Pedagógico deve prever o atendimento dos alunos em outra escola.
(D) no Projeto Político Pedagógico, devem ser previstos recursos para o Atendimento Educacional Especializado, mas isto não inclui criação de sala de recursos multifuncionais.
(E) no processo de avaliação institucional, a gestão escolar zelará para que os alunos com necessidades especiais sejam avaliados separadamente dos demais, conforme a categoria a que pertencem.

3. (VUNESP/2013) Analise as seguintes afirmações, classificando­-as em V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) A escola das diferenças aproxima a escola comum da Educação Especial, porque, na concepção inclusiva, os alunos estão juntos, em uma mesma sala de aula.
(  ) Os professores comuns e os da Educação Especial precisam ter as mesmas frentes de trabalho, isto é, o ensino das áreas de conhecimento e a formação complementar/suplementar com conhecimentos e recursos específicos.
(  ) Durante a construção do Projeto Pedagógico, a elaboração de planos de trabalho precisa considerar a Educação Especial como um tópico à parte da programação escolar, uma vez que os objetivos específicos de ensino dos professores comuns e os da Educação Especial são incompatíveis.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmações, de cima para baixo, de acordo com Ropoli et alii.

(A) V, F, V.
(B) V, F, F.
(C) F, V, V.
(D) V, V, V.
(E) F, F, V.

4. (VUNESP/2018) Segundo Ropoli (2010), a concepção da “escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças” é a concepção de escola 

(A) dos diferentes. 
(B) dos comuns. 
(C) dos especiais. 
(D) das diferenças. 
(E) dos normais.

GABARITO
1 - A
2 - C
3 - B
4 - D

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...